Hiden
Kikaichū no Jutsu
Rank: -
Descrição: A Técnica dos Insetos Parasitas é uma prática exclusiva do clã Aburame. Quando as crianças nascem no clã, seus corpos são oferecidos aos insetos para ser usado como um ninho. Ao longo dos anos, a criança cresce, eles são instruídos nas técnicas secretas do clã, e aprendem como os insetos podem atendê-los em combate. A maioria dos Aburame são habitados por kikaichū, mas alguns membros do clã, como Torune e Shikuro Aburame são habitados por Insetos Venenosos, Nanométricos, um tipo raro de inseto, mesmo dentro do clã Aburame.
Hijutsu: Mushidama
Rank: -
Descrição: Esta técnica cobre todo o corpo do inimigo com os kikaichū viventes dentro do corpo do membro do clã Aburame. Os kikaichū de sensoriamento de chakra são espalhados por uma vasta gama e no momento em que localizam o inimigo, os insetos, seguindo as ordens do usuário, reúnem-se de uma só vez. Os insetos cercam completamente o alvo, fazendo um globo. Eles contém o inimigo e começam a comer o seu chakra picada por picada. Em pouco tempo, a morte vai chegar. Mesmo se o alvo conseguir escapar, os insetos vão segui-lo imediatamente.
Mushi Bunshin no Jutsu
Rank: -
Descrição: A técnica secreta exclusiva para o clã Aburame, onde milhares de kikaichū estão reunidos em um só lugar para assumir a aparência do usuário ou qualquer outra pessoa que o usuário desejar. A técnica é elaborado o suficiente para ser confundida com o original, e, portanto, pode ser utilizada como um chamariz ou como parte de uma manobra de diversão. Além disso, como se pode colocar os insetos em espera em algum lugar antes e depois tê-los assumir a forma de o clone, essa técnica é indiscutivelmente mais eficaz do que o Kage Bunshin no Jutsu, dependendo da tarefa. O clone se desfaz em insetos quando atingido. Por ser feito de insetos, ele pode se regenerar quase que instantaneamente.
Mushi Jamingu no Jutsu
Rank: -
Descrição: O usuário tem uma grande quantidade de seus kikaichū e espalha-os por uma vasta área em torno de si. Os insetos, em seguida, emitem uma pequena quantidade de chakra do seu respectivo hospedeiro que eles costumam se alimentar. Isso confunde a capacidade de detecção de chakra dos shinobi tipo sensor, como a distribuição e agrupamento irregular dos insetos resulta na criação de inúmeras "imagens" ou sinais de chakra falsos, tornando-se mais difícil distinguir a localização real do usuário.
Hijutsu: Mushitatsumaki
Rank: -
Descrição: Esta técnica cobre todo o corpo do inimigo com os kikaichū que vivem dentro do corpo do membro do clã Aburame. A detecção de chakra dos kikaichū se espalha por uma vasta área. No momento em que localizam o inimigo, os insetos, seguindo ordens do usuário, reunem-se uma vez que envolvem completamente o alvo, criando um tipo de tornado de movimento rápido.
Bōsui no Jin
Rank: -
Descrição: O usuário envia seus insetos para atacar o alvo em um movimento em espiral, a fim de parar o inimigo de retaliação.
Mushi Kame no Jutsu
Rank: -
Descrição: Esta técnica utiliza os kikaichū como um escudo, tendo-lhes voando em forma de cúpula em alta velocidade, semelhante ao Hakkeshō Kaiten dos Hyūga. Após o utilizador terminar os selos da mão, a cúpula é suficientemente forte para destruir os ataques recebidos, mas pode ser interrompida com uma força explosiva.
Kidaichū Mushikui
Rank: -
Descrição: Na sequência de um membro do clã Aburame colocar um número de kidaichū na pele de um inimigo, esses insetos enterram-se imediatamente no corpo da vítima e começam a devorar sua carne e chakra. Este processo faz com que os insetos a cresçam rapidamente em tamanho, até que o corpo do hospedeiro é completamente corroído de dentro para fora.
Human Cocoon Technique
Rank: -
Descrição: O usuário cria um casulo em torno de si, para espionar ou se esconder do inimigo. O usuário também pode usar o casulo como um "saco de dormir". O casulo é impermeável.
Hijutsu: Mushimayu
Rank: -
Descrição: Esta técnica exclusiva permite que o usuário acelere o crescimento de seus insetos. Como o corpo do usuário já é uma colmeia da sorte para os insetos, o usuário envolve-se em um casulo real para ajudar ainda mais os insetos. Este é um movimento extremamente útil para os membros do clã Aburame, já que seus ataques centram-se principalmente sobre o uso de insetos. No entanto, usando esta no meio de uma batalha pode ser potencialmente perigoso, pois deixa o usuário estático e vulnerável. Como tal, quando esta técnica está sendo empregada, o usuário geralmente encontra um local seguro ou de outra forma pode ser guardada por seu companheiro de equipe.
Hijutsu: Mushiyose
Rank: -
Descrição: Com um simples toque em uma superfície com a palma e os dedos, o usuário libera uma pequena teia de chakra que atrai insetos para esse local. Uma vez que o Aburame pode se comunicar com os insetos, pode ser útil para ganhar informação através da recolha de insetos locais.
Kikaichuu no Tate - (Técnica do Escudo de Insetos)
Rank: B
Descrição: É uma espécie de armadura de insetos. O ninja usa os insetos hospedados em seu corpo para criar uma armadura que o protege de taijutsus. Além de poderem ser usados para outros fins, e também pode ser usado para proteger algumas partes do corpo ao invés de todo o corpo.
Ninjutsu
Sōshuriken no Jutsu
Rank: D
Descrição: Com esta técnica, uma linha translúcida, elástica e altamente resistente, é acoplada a uma shuriken, tornando possível alterar o seu percurso, depois de ter sido jogada. Um especialista tem a habilidade de controlar livremente a shuriken em qualquer direção com apenas um movimento único de seu dedo. O primeiro ataque, desafiando o inimigo, é evitado e após um lapso de tempo de vários segundos, ele vai vir de trás. Dependendo do desempenho, as táticas possíveis podem ser infinitas.
Taijutsu
Tetsuzankō
Rank: -
Descrição: Depois de criar um clone de insetos, Shino e o clone correm em direção ao adversário e simplesmente o atacam. A força desse ataque é forte o suficiente para enviar o alvo voando longe deles.
Espécies
Kikaichū
Rank: -
Descrição: Os kikaichū (寄 壊 虫; TV "insetos parasitas", literalmente significa "Insetos Parasitas Destruidores") são uma espécie de pequenos insetos como besouros que são criados e utilizados exclusivamente pelo clã Aburame, formando a base para todas as suas técnicas secretas.
Os membros do clã Aburame vivem realmente em simbiose com o kikaichū através do Kikaichū no Jutsu. O Aburame, logo após o nascimento, permite aos kikaichū se aninharem e se reproduzem dentro de seus corpos, se alimentando de seu chakra, e, em troca, o ninja hospedeiro recebe a capacidade ao longo da vida para controlar e comandar os insetos, utilizando-os como sua principal técnica.
O uso mais comum do kikaichū em combate é a emboscada silenciosamente de um oponente e drenar seu chakra antes de perceber os insetos em ação. Este processo pode deixar a vítima com tão pouco chakra que eles são incapazes de se mover ou reagir. No anime, com um controle adequado de um ninja do clã Aburame, os kikaichū são também mostrados capazes de transferir o chakra acumulado para outros objetivos. Outros usos incluem simplesmente rastrear um alvo, que serve como um escudo de proteção e como uma prisão para prender e deter um alvo no lugar.
Um inseto do sexo feminino pode ser deixado em um alvo e, em seguida, eles podem ser rastreados pelo cheiro, ou insetos de rastreamento podem ser enviados para fora e voltarem para contar as informações para o hospedeiro sobre a área. Membros Aburame também podem usar seus insetos para retirar o veneno do corpo de outras pessoas, os próprios insetos são aparentemente imunes ao veneno. Graças aos kikaichū, os membros do clã Aburame são especialistas em missões de espionagem e de busca e apreensão. Eles também podem ser usados em grandes números de seus respectivos chakra, interferindo a capacidade de um ninja tipo sensor.
Uma vez que os kikaichū apenas têm uma duração de algumas horas, são dispensáveis no combate. Para manter seus números, estão constantemente reproduzindo dentro de seu hospedeiro. Se um grande número de kikaichū devem ser eliminados, em seguida, a técnica Hijutsu: Mushimayu pode ser usada para produzir rapidamente uma nova geração dos kikaichū.
No anime, os kikaichū são revelados por não serem afetados pelo genjutsu por causa de seus sistemas nervosos simples. Mais tarde, em Naruto Shippūden, Shino revelou que os kikaichū estão demonstrando possuir a capacidade de se transformar e evoluir rapidamente, tornando-os melhor preparados para uma batalha. O hospedeiro pode, então, cultivar esses insetos específicos para aumentar seus números, melhorando a taxa de sobrevivência geral dos enxames que devem encontrar o mesmo adversário novamente.
Kidaichū
Rank: -
Descrição: Os kidaichū (寄大蟲; Literalmente significa "Insetos Parasitas Gigantes") são uma espécie de insetos como besouro que são criados e utilizados por selecionados membros do clã Aburame como parte de sua Técnica de Insetos Parasitas Destrutivos. Apesar de inicialmente pequeno em tamanho, se fornecido com a quantidade incorreta de chakra, esses insetos imediatamente começam a devorar a carne de seu hospedeiro, fazendo-os passar por um rápido crescimento de proporções gigantescas em última instância. Embora esta característica torna eficaz em prejudicar inimigos, como observado por Shino Aburame, também faz com que esses insetos sejam particularmente problemáticos para abrigar até mesmo dentro do próprio corpo do usuário.